Medicina do Exercício e do Esporte
A Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte é a especialidade que trata os pacientes usando como ferramentas o exercício físico e o esporte para promoção da saúde, qualidade de vida e melhora no desempenho esportivo, seja para eventuais recuperações ou intensificação de treinos.
Dentre os pacientes, estão as mais diversas condições e faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Além disso, a Medicina Esportiva atende desde sedentários e iniciantes, que querem começar as atividades físicas, até praticantes e atletas que desejam melhorar as suas preparações.
Outro ponto fundamental da área é a ajuda às pessoas que desejam controlar o seu peso, seja ele composto tanto de massa magra, quanto de gordura corporal, ou apenas melhorar a disposição durante o dia e qualidade do sono durante a noite. Sempre buscando o equilíbrio entre alimentação saudável e atividade física.
Atualmente, a prática do exercício de maneira correta pode ajudar no tratamento de diversas doenças, como:
Benefícios da Medicina Esportiva
Otimização do exercício físico
Planejamento adequado
Prevenção de doenças e lesões
Resultados Garantidos
O que faz um médico do esporte?
Uma das funções mais recorrentes na área é a avaliação médica esportiva e os exames complementares para moldar os exercícios às restrições do corpo do atleta. Dependendo do resultado, o paciente pode ser considerado apto ou inapto a realizar a atividade planejada. Os testes se baseiam no sistema energético da modalidade, nos movimentos pretendidos, bem como na saúde do atleta, sexo e idade.
Além dos exames iniciais, o médico do esporte desenvolve toda uma rotina para o paciente, pensando no nível de treinamento deste, nos aspectos nutricionais, nas habilidades motoras e na fisiologia do exercício, sempre buscando aprimorar a motivação do atleta.
Dessa forma, são comuns na rotina do médico do esporte as seguintes atividades:
-
Disponibilização de atestado médico para a prática esportiva;
-
Exames clínicos e laboratoriais para checar a saúde atual do paciente;
-
Propor exercício físico como tratamento suplementar de doenças;
-
Ajudar iniciantes a começar no exercício físico ou esporte;
-
Acompanhamento de atletas e esportistas assíduos para melhorar o desempenho;
-
Equilibrar a alimentação com o exercício físico;
-
Prevenção e tratamento de lesões;
-
Controle da carga de treinamento;
-
Orientar quem procura suplementos esportivos e verificar seus impactos na performance e na saúde;
-
Abordagem na perda de massa magra ou de gordura;
-
Fazer análise de desempenho físico;
-
Coordenar equipes de saúde esportiva; e
-
Gerir projetos de tecnologia e inovação na área do esporte.
O profissional do esporte tem formação clínica e conhecimento em diferentes áreas da medicina, como a ortopedia, metabologia, imunologia, endocrinologia, nutrologia, cardiologia e, até mesmo, medicina do sono.